No Dia Nacional do Engenheiro Florestal foi aberto o 2º Fórum Paraibano de Arborização Urbana. O evento que começou nesta quarta-feira, dia 12 de julho, vai se estender até a sexta-feira (14) tendo uma importância primordial para discutir, aperfeiçoar e debater o que existe de mais avançado no tema.
O evento está acontecendo no auditório master do SEBRAE, em Patos, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos, Universidade Federal de Campina Grande, Energisa, Sicredi, Governo da Paraíba, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA PB), dentre outras entidades e empresas privadas. O 2º Fórum Paraibano de Arborização é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Eliane Araújo e Catherine Gomes
A abertura do fórum contou com a apresentação da Filarmônica 26 de Julho bem como a presença de gestores, secretários, vereadores e autoridades não só de Patos, mas de todo o Estado da Paraíba. Na oportunidade, o presidente da SBAU, Sérgio Chaves, entregou um certificado de “Distinção de Destaque” ao prefeito Nabor Wanderley, pelo excelente trabalho realizado na cidade de Patos. “Iremos honrar esse reconhecimento cuidando muito bem da nossa cidade e da arborização. Contamos com uma equipe eficiente e comprometida e a parceria da prefeitura com a UFCG é fundamental para desenvolvermos um bom trabalho”, agradeceu Nabor.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Patos, Manoella Rodrigues, disse que é muito importante para Patos sediar esse evento pela primeira vez. Ela disse que o fórum conta com nomes nacionais e internacionais e tem várias palestras sobre a arborização. Perguntada sobre o desafio da cidade sobre a arborização, Manoella disse que os desafios estão sendo superados e que já houve o plantio de mais de 6.000 árvores na cidade, além de parcerias com a UFCG e pediu apoio da população para avançar na arborização.
Presente no evento, a professora doutora Eliane Araújo relatou que começa a presenciar o plantio de árvores endêmicas, ou seja, nativas que se adaptam melhor ao nosso clima, mas que sente falta de parques arborizados que possam receber famílias e onde exista a potencialização do trabalho que vem sendo feito na cidade. Eliane afirmou que Patos tem estrutura para isso e que pode contar com o apoio do Curso de Engenharia Florestal da UFCG/Campus Patos. Ela também foi perguntada sobre o plantio de árvores frutíferas nos espaços urbanos e relatou que é positiva a iniciativa e deve haver uma mesclagem entre frutíferas e não frutíferas, pois as plantas disponibilizam uma alimentação saudável.
Catherine Gomes, que tem trabalhos práticos no plantio de árvores e está fazendo pós-graduação em meio ambiente, disse que o evento é um dos mais importantes que a cidade de Patos já realizou neste tema. Ela comentou que Patos precisa de ações mais práticas na arborização e criticou a atuação da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos. Para Catherine, a secretaria deveria ser mais atuante e não desenvolve projetos para avançar a arborização na cidade.
A professora doutora Patrícia Souto, da UFCG/Patos, destacou: “Esse evento é um dos maiores do sertão em relação ao meio ambiente e vou focar justamente nas experiências exitosas que temos na cidade de Patos. A gente vai falar especificamente de dois projetos, o projeto Árvores da Vida, que é aquele projeto juntamente com as mães de Pietá, e o projeto que a gente tem também no presídio Romero Nóbrega, chamado Frutos da Liberdade. Para mostrar justamente que existe essa conectividade entre poder público, o empresariado que também nos apoia e o voluntariado. Então, é importante essa conexão para a gente mudar, mudar ambientes e ter qualidade de vida nas nossas cidades”.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
OUÇA entrevistas com Manoella Rodrigues, Eliane Araújo e Catherine Gomes:
Tags: #arborizacao • #forumparaibanodearborizacao • #meioambiente • #sebrae