Em Patos, gari se emociona e agradece pela solidariedade do sucesso da campanha para conseguir recursos de cirurgia 

Ednaldo Simões de Souza, de 39 anos, mais conhecido como Zomin e Padre, é gari na cidade de Patos há quase 20 anos. Ele é casado, tem dois filhos e […]



Ednaldo Simões de Souza, de 39 anos, mais conhecido como Zomin e Padre, é gari na cidade de Patos há quase 20 anos. Ele é casado, tem dois filhos e reside com sua esposa e toda família na Rua Severina da Costa, Jardim Lacerda, na localidade conhecida por Cabeça do Porco, em Patos.

Ednaldo é um trabalhador exemplar, incansável e zeloso no serviço. Ele se orgulha em dizer que nunca havia faltado ao trabalho de gari, mas teve que ser aconselhado a faltar após recomendações médicas depois de um sangramento preocupante em decorrência de problemas sérios de varizes nas pernas. 

O gari estava no banheiro de sua casa simples quando chamou pela esposa. Era por volta da meia-noite, de um dos dias do mês de junho, quando Ednaldo teve um forte sangramento em uma das pernas. A esposa entrou em choque com a cena e ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que não enviou uma equipe, mas deu orientações à esposa para proceder na contenção do sangramento.

A família foi ao médico que avaliou toda a situação. A área de uma das pernas poderia entrar em decorrência da gravidade da situação das veias e a outra também apresentava problemas. A esposa e Ednaldo começaram a procurar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não existia médico. O caso foi levado a Central de Marcação da Secretaria de Saúde do Município de Patos e uma consulta ficou sendo aguardada. A angústia da espera e a gravidade da situação das pernas de Ednaldo chegou ao conhecimento da empreendedora Dulce Maria e dos amigos.

Um dos primos de Ednaldo, o microempresário Paulo, que tem uma relojoaria no Mercado Darcílio Wanderley, fez a doação de um relógio e houve a iniciativa de realizar uma rifa solidária para arrecadar R$ 10.000,00 para a cirurgia nas pernas. Cada procedimento custa R$ 5.000,00 e a avaliação é que se precisa de intervenção cirúrgica em cada perna.

Uma grande corrente de solidariedade se formou em poucos instantes. Mensagens de WhatsApp com o apelo e o pedido de ajuda por meio da rifa solidária ganhou uma dimensão extraordinária e logo se espalhou por locais inimagináveis. Sites de notícias também contribuíram e o grupo de WhatsApp do Sindicato dos Garis do Estado da Paraíba também repercutiu.

Bastaram 24 horas para o dinheiro ser arrecadado e, graças ao humanismo e a sensibilidade de muitos, Ednaldo já tem data marcada para realizar a cirurgia na cidade de Patos. O primeiro procedimento será realizado em uma das pernas e a outra com 6 meses depois.

Bastante emocionado, Ednaldo agradeceu a Deus e a todos. O valor excedido que for conseguido vai cobrir despesas extras que devem surgir após a cirurgia. A rifa vai acontecer no mês de agosto conforme divulgado.

A reportagem conversou com Ednaldo e a empreendedora Dulce Maria na manhã deste sábado, dia 01 de julho, na residência da família. Ao lado da esposa, dos filhos e da amiga, Ednaldo ficou surpreso ao ser informado da meta atingida em 24 horas.


Jozivan Antero – Polêmica Patos


OUÇA Ednaldo e Dulce Maria: