O Teatro Municipal Ernani Sátyro começou a ser construído em 2013, durante a gestão da ex-prefeita Francisca Mota. Há 10 anos, a população espera a conclusão da obra que gerou muita polêmica quando destruiu a Praça da Pelota e a Unidade Cultural, onde funcionou a Secretaria de Educação do Município de Patos, para dar lugar ao prédio do teatro.
Na época da discussão sobre a construção do teatro municipal, vários artistas e promotores de eventos sugeriram outro local. A ideia era preservar o prédio público histórico e se conseguir outro espaço para abrigar o futuro teatro, porém, a gestão ignorou os apelos e pôs abaixo o prédio e a praça. Os formadores de opinião também apontavam o local sem possibilidade de estacionamento.
Neste mês de junho de 2023, durante entrevista, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) falou sobre o desafio de conclusão de várias obras que estão paralisadas por diversos fatores. Nabor relatou que foi feito um levantamento das obras que estão com problemas e a necessidade de conseguir recursos para concluí-las.
Sobre o teatro municipal, o prefeito destacou que foi feito um levantamento específico e a obra de conclusão deve custar 13 Milhões de Reais. Ao longo dos anos, desde o projeto inicial, o teatro vem conseguindo recursos públicos do Governo Federal, Estadual e Municipal, mas sem uma data previsível para conclusão.
Quando concluído, o Teatro Municipal de Patos será um dos mais modernos da Paraíba, tendo 540 poltronas, espaço para exposição de obras de arte, palco com 8 metros, camarotes, sala de controle de som e luz, bem como diversas salas que podem cumprir diversas funções tanto do próprio teatro quanto da gestão municipal.
Ouça entrevista com Nabor Wanderley:
Jozivan Antero – Polêmica Patos