Há cerca de sete meses, a jovem Maria Clara Alves da Silveira, de 18 anos, que reside no Bairro Sete Casas, em Patos, começou a sentir problemas no estômago que ocasionaram vômitos. A família buscou a Unidade Básica de Saúde João Soares e foram passados remédios para refluxo, porém, as problemas continuaram e teve início um processo de vômito.
Preocupados com a situação, a família buscou outros procedimentos e Maria Clara então fez exames como endoscopia e biópsia. Diante disso, foi detectado um câncer em estado preocupante no estômago da jovem e começaram novos procedimentos para combater a doença que em pouco tempo debilitou Maria Clara.
De família pobre e dependendo da mãe para o sustento da casa, a família iniciou uma luta pela vida de Maria Clara. A jovem começou um tratamento rigoroso para buscar a cura e iniciou o tratamento por quimioterapia no Hospital do Bem, em Patos. O tratamento foi feito, porém, o câncer não foi vencido e entrou em processo de metástase atingindo também o ovário da garota.
Maria Clara se manteve firme e lutando para ter de volta a saúde. Com o avanço do câncer, médicos orientaram a família a buscar uma cirurgia para retirada do estômago e do ovário, porém, tal procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), diante da demanda, demoraria e Maria Clara vem lutando contra o tempo.
A mãe buscou o Ministério Público Estadual (MPE) e foi orientada a tomar procedimentos que, por si só, também poderiam acarretar em demora, apelos aos órgãos de saúde estatal e demandas judiciais. Lutando contra o tempo, a família procurou o sistema privado de saúde e foi estipulado o valor de R$ 23.000,00 para a cirurgia complexa. Sem dinheiro, a família decidiu tornar o caso público e começou uma campanha que logo alcançou a cidade de Patos e diversas outras cidades do Brasil.
Na manhã desta terça-feira, dia 02 de maio, a senhora Francisca Alves de Almeida, de 56 anos, mãe da jovem Maria Clara, recebeu a notícia que o recurso foi arrecadado por meio de campanha nas redes sociais, sites destinados para campanhas e ajuda que algumas pessoas foram deixar em mãos na casa da própria família simples.
Francisca Alves relatou que Maria Clara irá realizar a cirurgia em um hospital privado na cidade de Campina Grande. A garota está com todos os exames necessários e vem se preparando psicologicamente para enfrentar a cirurgia delicada e que vai mudar a sua vida, dando a possibilidade de cura da doença agressiva.
Após esse procedimento cirúrgico, a jovem vai ter sua vida mudada mais uma vez, pois, sem o estômago, a alimentação de Maria Clara será especial. A família se apoia na fé para que a jovem alegre, estudiosa, trabalhadora e corajosa possa viver por muitos anos diante de mais um desafio.
Ao lado da filha, dos demais filhos, do namorado e de pessoas próximas que ajudaram e continuam ajudando Maria Clara e a própria família, Francisca Alves agradeceu a todos que contribuíram de diversas formas e continuam a ajudar. Francisca relatou que recebeu ajuda de pessoas longes e de perto, de pessoas com recursos e outras com quase nada, mas que ajudaram com o que podiam.
A família buscou um amparo para Maria Clara junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no entanto, teve o pedido negado. Agora está preparando uma ação judicial para dar entrada no Poder Judiciário Federal.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
OUÇA entrevista com Francisca Alves:
Tags: #campanha • #cancer • #cirurgia • #hospitaldobem • #mariaclara • #solidariedade