A professora Janaína Larice, que é orientadora do laboratório de iniciação científica da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI), em Patos, conseguiu ir longe ao começar a produzir um bioplástico tendo como base a casca da banana que deu origem a um canudo biodegradável.
Após ganhar destaque no Estado da Paraíba, a professora e seus estudantes pesquisadores foram parar na 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu na USP, em São Paulo.
A ideia dos estudantes e da professora Janaína Larice encontrou solução para um inimigo do meio ambiente: o canudo plástico. A “casca canudo” evita o desperdício da casca da banana e encontra uma finalidade que ajuda o meio ambiente. “O nosso bioplástico consegue ser solúvel e se degrada em muito menos tempo que o plástico normal, que leva centenas de anos… a gente conseguiu fazer teste que mostra que nosso bioplástico dura o tempo suficiente para consumir a bebida..”, destacou Janaína.
Nesta quinta-feira, dia 23 de março, os estudantes de Patos tiveram destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #estudantesdepatos • #febrace • #janainalarice • #jornalnacional • #sesi