Em Patos, Pastoral do Menor comemora 11 anos de sucesso da escolinha de futebol e tem jovens que seguiram o caminho no esporte profissional

O projeto da escolinha de futebol desenvolvido pela Pastoral do Menor, da Paróquia de São Pedro, no Bairro do Jatobá, em Patos, está comemorando 11 anos de muito sucesso, disciplina […]



O projeto da escolinha de futebol desenvolvido pela Pastoral do Menor, da Paróquia de São Pedro, no Bairro do Jatobá, em Patos, está comemorando 11 anos de muito sucesso, disciplina e de encaminhamento de jovens ao esporte profissional. A ação tem envolvido jovens do próprio bairro e de bairros adjacentes.

A escolinha de futebol começou em 2011 e conta com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos) e tem o apoio da Indústria de Bolas, Chuteiras e Material Esportivo Carreiros, da Empresa Eletro Laser, da Casa Lotérica Boa Sorte e amigos que se engajam contribuindo de diversas formas.

Os garotos da escolinha tem entre 8 e 15 anos e devem obedecer três critérios para poder participar: obediência, escolaridade e espiritualidade. A obediência se faz necessária para garantir a harmonia nos espaços entre todos, a escolaridade para que o jovens não abandone a escola e a parte espiritual para ter fé na vida, independentemente da religião de cada um.

Vários participantes se destacaram na caminhada da escolinha e seguiram o futebol profissional. Alguns garotos realizaram testes em times como o Ceará, Grêmio, Flamengo e outros times na Paraíba e por todo o Brasil. Nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, um dos jovens, de 16 anos, que começou na escolinha, viajou para assinar contrato com o time do Resende, no Rio de Janeiro.

O jovem Alexandre, filho de Chico de Donato, que é um dos idealizadores e que contribui com a escolinha, terminou o Bacharelado em Educação Física e agora está fazendo mestrado na área . Alexandre é fruto do projeto da Pastoral do Menor e segue os caminhos do esporte e, atualmente, contribui com os garotos da escolinha.


Jozivan Antero – Polêmica Patos