A internet se tornou uma necessidade para a sociedade moderna. A rede mundial ganhou mais velocidade, estabilidade e melhorou a transmissão de dados após os cabos de fibra óptica que foram disponibilizados em sistema de cabeamento usando os postes de energia elétrica que se espalham pelas ruas.
Nos últimos anos, os cidadãos da cidade de Patos têm reclamado da negligência das empresas de fornecimento de internet por rede de fibra óptica. Em vários locais, os fios estão ficando abandonados, mal instalados e levam perigo para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos em geral.
Por quase todos os bairros da cidade a reclamação persiste em relação ao abandono de fios da rede de cabeamento de fibra óptica. Os cabos estão sobre calçadas, emaranhados em postes, dependurados em árvores e jogados após substituição por necessidade de conserto.
Na Rua Manoel Isaias da Silva, no Bairro Novo Horizonte, os fios estão tão baixos que ocupam parte do mesmo espaço dos caules das árvores. Na Rua Aluisio de Queiroz, no mesmo bairro, os cabos estão sobre a calçada. Em outras localidades, a situação é semelhante.
A reportagem do Polêmica fez contato com o representante da empresa Mio Telecom, que respondeu: “Nossos colaboradores são orientados e treinados para não deixar resto de material onde fazem serviços. A nossa política de manutenção segue uma norma em todos os municípios em que atuamos”.
Por meio do 0800 da empresa BrisaNet, a reportagem falou com uma atendente que repassou um e-mail para que a reportagem solicitasse informações. Enviamos e-mail para o endereço contato@grupobrisanet.com.br e estamos aguardando respostas.
Em contato anterior com a Prefeitura Municipal de Patos, o Polêmica foi informado que a utilização dos postes pelas empresas de internet é de responsabilidade da empresa Energisa.
O vereador sindicalista José Gonçalves (PT) disse que vai buscar apresentar uma lei que discipline a questão dos cabos de fibra óptica na cidade de Patos.
Jozivan Antero – Polêmica Patos