O pequeno Emanuel Messias de Araújo Pereira, de 12 anos, reside com sua mãe na Rua Projetada, próximo da Copa Gás, no Bairro Novo Horizonte, em Patos. O garoto estuda pela manhã no Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa, mais conhecida por Escola da Maçonaria.
Todas as tardes, Emanuel pega uma pequena caixa de isopor e sai para vender picolés e garrafinhas pelo bairro Novo Horizonte. A mãe de Emanuel, a senhora Alana Araújo, mora com o garoto e ela mesma prepara os picolés. “Eu vendo aqui em casa e ele vende nas proximidades. Ele é esforçado e estudioso”, relata Alana.
Emanuel tem tentado juntar dinheiro para comprar uma bicicleta, mas ele mesmo reconhece que a situação em sua casa é difícil e que o sonho da bicicleta pode estar cada dia mais distante. “Eu quero uma bicicleta grande. Essas pequenas não dão certo. Eu cresço e ela não serve mais”.
A situação da família de Emanuel é semelhante a de milhões de outras pelo Brasil. De acordo com o CadÚnico, o número de famílias pobres é de 17,5 milhões. Com a renda cada vez pior, as famílias compram o básico para sobreviver e a compra de itens como uma bicicleta, por mais simples que seja, é um luxo.
Jozivan Antero – Polêmica Patos