O lixão do Município de Patos tem sido palco de inúmeras discussões e debates por parte de toda a sociedade. O lixão, que está localizado às margens do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, pode estar com seus dias contados a partir da finalização de uma licitação para o transporte dos resíduos sólidos do Município de Patos até o de Sousa, no alto sertão paraibano.
A informação foi repassada pelo advogado Francivaldo Freitas, secretário de Administração do Município de Patos. O secretário relatou que a empresa Marco Construtora e Serviços LTDA, que é de Cariacica, no Espírito Santo, e que tem sua principal atividade econômica no Tratamento e Disposição de Resíduos Perigosos, vai realizar o transporte e o transbordo.
Ao custo de Quatrocentos e Sete Mil e Quinhentos Reais aos cofres públicos ao mês, a empresa vai destinar os resíduos sólidos da cidade de Patos até Sousa, onde dispõe de aterro sanitário e condições de processar o material. A coleta dos resíduos das residências vai continuar sendo da empresa MB.
O pregão presencial 33/2022, teve como vencedora a referida empresa. O transporte pode começar a ser operacionalizado ainda neste final de 2022. Os resíduos sólidos do Município de Patos irão percorrer mais de 125 quilômetros para chegar até o Município de Sousa.
As dezenas de pessoas, que atualmente sobrevivem da coleta de material reciclável no lixão, estão preocupadas, pois ficarão sem o subemprego após dezenas de anos de atividade no local.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #coletadelixo • #lixao • #residuossolidos • #sousa • #transportedolixo