Mulheres criam rede de apoio e promovem ações de assistência, consciência e resistência na cidade de Patos

Em alusão ao Agosto Lilás, que é o mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, o Movimento de Mulheres Olga Benário, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher […]



Mulheres em ação no Bairro Jatobá
Mulheres em ação no Bairro Jatobá

Em alusão ao Agosto Lilás, que é o mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, o Movimento de Mulheres Olga Benário, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Rede de Apoio Marias, estão intensificando suas ações na cidade de Patos, visando despertar cada vez mais as mulheres sobre a sociedade patriarcal e machista.

No sábado, dia 20 de agosto, o Movimento de Mulheres Olga Benário promoveu uma panfletagem no Bairro Jatobá. Abordando mulheres, o material mostra como funciona a Rede de Apoio Marias, disponibiliza telefone de contato caso seja necessária ajuda e explica sobre a violência doméstica.

A Rede de Apoio Marias foi criada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário e conta com a ajuda voluntária de advogadas, médicas, psicólogas, professoras, assistentes sociais, dentre outras. Por meio do número de telefone WhatsApp (83) 9 8780 5992 a rede é mobilizada e se tem início a ajuda específica à mulher no caso de violências.

Em Patos, as mulheres estão fazendo uma campanha para que mais voluntárias se engajem na rede e fortaleçam o movimento. A Rede de Apoio Marias já é uma realidade e vem contribuindo de forma significativa, dando auxílio e orientando mulheres vítimas de violência.   

Para chamar atenção do poder público e dos governantes, está sendo realizado um trabalho que vai agraciar dezenas de mulheres com kits de higiene (sabonete, calcinhas, batom e absorventes). A campanha sobre o combate à pobreza menstrual está sendo realizada em todo o Brasil e exige a distribuição gratuita de absorventes para mulheres carentes, tendo em vista a confirmação que muitas não dispõem de recursos para comprar. Os recursos foram conseguidos através de contribuição voluntária para formar os kits.

Quase 80 kits serão distribuídos para mulheres de escola pública no Município de Patos. A distribuição pretende ser realizada ainda nesta última semana de agosto. 

Seguindo o calendário, as atividades serão: distribuição dos kits; audiência pública na quarta-feira, dia 24, às 19h00, na Câmara Municipal de Patos; sexta-feira, dia 26, às 19h00, reunião da rede de apoio em Patos; debate no auditório Master da UNIFIP na terça-feira, dia 30, às 19h00.


Polêmica Patos