A Guarda Municipal de Patos deve ficar com apenas 6 servidores na ativa nos próximos meses e já é a menor do Brasil! Servidor faz alerta!

Com um quadro de 10 servidores públicos que compõem a Guarda Municipal de Patos, setor pertencente à Prefeitura Municipal de Patos, a guarda é considerada a menor do Brasil e […]



Com um quadro de 10 servidores públicos que compõem a Guarda Municipal de Patos, setor pertencente à Prefeitura Municipal de Patos, a guarda é considerada a menor do Brasil e vem a cada ano diminuindo seu contingente. A diminuição do quadro se dá porque seus servidores são aprovados em outros concursos ou por questões de ordem pessoal.

Atualmente, a Guarda Municipal tem apenas 8 servidores no dia a dia das suas funções, pois, dos 10, 1 está como coordenador e outro, por questões políticas, está cedido para um setor da Prefeitura de Patos. Ocorre que em poucos meses, a guarda deve ficar com apenas 6 diante de dois terem passado em concurso da Polícia Militar.

O Guarda Municipal Evandro, que compõe os servidores da Guarda Municipal de Patos, relatou preocupação com o que vem acontecendo nos últimos anos com os funcionários. Evandro disse que está esperançoso com um ato do prefeito Nabor Wanderley que, no dia 13 de maio de 2022, homologou o concurso da Guarda Municipal ocorrido em 2018, conforme edital.

Para Evandro, a iniciativa do prefeito de Patos pode ser um sinal da intenção de aumentar o efetivo da Guarda Municipal. Para ampliar as vagas, o prefeito teria apenas que encaminhar um Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Patos e propor mais servidores para servir no setor da guarda.

No Diário Oficial do Município que homologou o concurso da Guarda Municipal, a seguinte relação de aprovados foi disponibilizada: Hugo Brandão Marques; José Alberto Araújo; Pedro Leandro dos Santos; Francisco Nunes de Medeiros; Fernanda Marinho Silva dos Santos; Izabel de Almeida Araújo; Mislene Lima da Silva; Diego de Sousa Lucena e José Otonione Bezerra. Como classificados, do Diário consta também:  Leonardo Nobre Pereira, Mônica da Silva Rodrigues e José Francimar de Morais.

Evandro relatou que a situação da Guarda Municipal está prejudicando a cidade de Patos e causando problemas para desenvolver as atividades diárias e também se perdendo recursos, parcerias municipais, estaduais e também nacionais.


Jozivan Antero – Polêmica Patos