Vereador tenta impedir inauguração da UPA do Jatobá,  em Patos

O parlamentar mirim Josmá Oliveira (ex-Patriota), da Câmara Municipal de Patos, está tentando impedir a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Bosco de Araújo através de uma denúncia […]



O parlamentar mirim Josmá Oliveira (ex-Patriota), da Câmara Municipal de Patos, está tentando impedir a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Bosco de Araújo através de uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE PB) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Josmá Oliveira alega que existem classificados do último concurso público e que estes devem ser convocados para a UPA. Ele relatou ao Jornal Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas FM, que farmacêuticos e outros profissionais estão aguardando convocação e por isso entrou com um pedido cautelar.

Estranhamente, o caminho que deveria ter seguido o parlamentar mirim deveria ser outro e até mover uma ação judicial para que os classificados, caso tenham direito, possam ser chamados, mas ele decidiu encontrar um impeditivo para a inauguração da obra que estava parada há mais de 10 anos.

O parlamentar reconheceu que a questão dos classificados é uma celeuma antiga e que, de acordo com ele, existiam acordos para chamar os servidores, porém, os acordos não foram cumpridos, então Josmá decidiu buscar meios de impedir a abertura da UPA.

O Procurador do Município de Patos, Dr. Alexandro Lacerda, disse que a auditoria do TCE-PB emitiu apenas um relatório sobre a denúncia 1597/2022, por parte do vereador. O Dr. Alexandro Lacerda relatou que o TCE-PB não tem o poder de suspender a inauguração de obra pública. O Procurador afirmou que não houve qualquer contratação de profissionais, mas sim remanejamento de servidores públicos que já trabalham na Prefeitura Municipal de Patos.

 “…a UPA do Jatobá é uma obra já bem antiga. É uma promessa do governo Nabor em inaugurar em sua gestão. Encontrou-se muitas dificuldades para poder colocar em atividade a presente UPA. Uma denúncia de um vereador, que é realmente representante do povo, e o mesmo faz uma denúncia para que a UPA não seja inaugurada. Ou seja, é um desserviço à população patoense…”, comentou o Procurador do Município de Patos.

A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Saúde do Município, afirmou que a inauguração está mantida para sábado, dia 14, ás 09h00.


Jozivan Antero – Polêmica Patos