Em participação no programa Polêmica na noite desta quinta-feira, dia 03, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, o secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, comemorou que 99,1% da população adulta tenha sido vacinada contra a Covid 19. Esse número reflete diretamente na redução de internações por agravamento da doença e de mortes.
Leônidas Dias anunciou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltaram, a partir do início desta semana de fevereiro, ao atendimento a pacientes com sintomas gripais. O atendimento havia sido suspenso em decorrência do avanço da Covid 19 em relação a gravidade da doença, mas agora com os cidadãos acometidos apresentando sintomas leves, a decisão vai desafogar o Centro Covid e outros órgãos de saúde.
A suspensão do atendimento para pacientes com sintomas gripais já estava em vigor há dois anos. A decisão se deu para evitar contato com os demais usuários das UBS, porém, a eficácia da vacina mostrou que seria hora de voltar a normalidade. O secretário falou que 100% dos funcionários da saúde também estão vacinados e até com a dose de reforço da Covid 19. O fluxograma das UBS continua na mesma rotina, ou seja, aqueles que buscam as unidades por prioridade de atendimento. A demanda livre agora passa a receber pacientes com sintomas gripais.
O secretário complementou que das 41 Unidades Básicas de Saúde, 40 já estão com médicos atendendo. Leônidas relatou que nesta quinta-feira (03) um médico foi contratado para atender na UBS Alexandra Kolontai, no Residencial Itatiunga. A UBS estava sem médico há alguns meses.
Em relação a vacinação infantil contra a Covid 19, o secretário também comemorou o sucesso da adesão das famílias com suas crianças. Leônidas disse que espera, em breve, que a vacinação de crianças com 5 anos possa começar ainda nesta primeira quinzena de fevereiro.
“Fiquei emocionado quando nós fechamos os dados e chegamos ao número de 99% das pessoas vacinadas contra a Covid 19…88% das internações são de pessoas não vacinadas contra a Covid. A vacina foi quem nos protegeu contra uma catástrofe…”, relatou Leônidas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos