Disciplina, firmeza e projetos de ressocialização promovem mudanças impressionantes no Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos

A reportagem do Polêmica esteve na manhã desta sexta-feira, dia 10, visitando o Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos. O presídio de segurança máxima tem sido administrado há sete meses […]



Presídio Procurador Romero Nóbrega
Presídio Procurador Romero Nóbrega

A reportagem do Polêmica esteve na manhã desta sexta-feira, dia 10, visitando o Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos. O presídio de segurança máxima tem sido administrado há sete meses pelo Policial Penal Charles Martins, que promove projetos que envolvem ressocialização de apenados e que tem sido referência na Paraíba.

No presídio está acontecendo a 1ª Copa de Futebol de Salão Carreiro Presídio Procurador Romero Nóbrega. O evento teve início nesta quinta-feira e se estendeu até hoje, sexta-feira. Durante as partidas se observou disciplina, respeito e envolvimento harmônico entre os participantes que são os próprios apenados da unidade. Na quinta-feira jogaram apenados do piso superior e depois do inferior. Ainda haverá a recopa com a disputa entre as duas equipes vencedoras.

A direção do Presídio Procurador Romero Nóbrega desenvolveu uma política de colaboração com entidades públicas, privadas e do próprio poder judiciário. Graças às parcerias, houve possibilidade de criação de vários projetos de ressocialização e aquisição de melhorias estruturais na unidade.

Horta comunitária, biblioteca, viveiro de plantas, oficinas, educação em nível médio e superior, melhoria das acomodações, humanização das visitas de familiares de apenados, limpeza interna e externa, capinação, dentre outros programas e medidas deram uma nova dinâmica ao trabalho no presídio. Charles Martins relatou que tem contado com a ajuda de muitos e incompreensão de poucos. O diretor implantou uma nova metodologia tendo regras do próprio sistema penitenciário e das leis vigentes para avançar nas ações.

Charles tem uma filosofia que agrega disciplina, colaboração, zelo pelo serviço público e ressocialização, mas sem abrir mão da firmeza que deve existir diante da complexidade de lidar com mais de 300 apenados e com dezenas de servidores públicos que contribuem com a ordem necessária para o bom andamento das atividades do Presídio Procurador Romero Nóbrega.


Jozivan Antero – Polêmica Patos


OUÇA entrevista com Charles Martins: