O vereador sindicalista José Gonçalves (PT) vem acompanhando toda a luta dos moradores da comunidade conhecida por Divino Pai Eterno, no Bairro Novo Horizonte, em Patos, que lutam para ter a legalização das residências da localidade. Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a Concessionária de Energia Elétrica Energisa promoveu ação que retirou postes e fios e deixou mais de 80 famílias sem energia elétrica.
A Energisa confirma que a comunidade está ocupando terrenos de forma irregular, a chamada área verde, que pertence ao Município de Patos. Diante disso, trabalhadores da Energisa, com apoio de guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), estiveram no local e retiraram postes e fios que forneciam energia elétrica na comunidade.
Mesmo diante dos apelos, pois no local existem idosos, crianças, donas de casa, enfermos, dentre outros, a Energisa cumpriu a determinação e deixou as famílias sem energia elétrica. O caso gerou muita repercussão e culminou com uma reunião com o prefeito Nabor Wanderley que busca solução para desafetação da área ou outro meio legal para não prejudicar a comunidade.
Na tarde desta quarta-feira, a Energisa devolveu fios de energia que haviam sido retirados na ação. Mesmo com os fios, a comunidade não tem como restabelecer o fornecimento de energia elétrica, pois os postes com os demais fios foram retirados. A comunidade alega que os postes também foram adquiridos com esforços de todos, mas a Energisa levou.
Os moradores sempre reivindicaram a regularização da área. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), apesar de saber do problema na área, mantém o fornecimento de água na comunidade por entender que é um serviço essencial para a vida.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #Comunidade • #divinopaieterno • #energiaeletrica • #energisa • #novohorizonte