Em Patos, dezenas de famílias em vulnerabilidade social recebem vales alimentação em ação do Centro Cidadania

O salão São Paulo, da Catedral de Nossa Senhora da Guia, centro, foi o local em que dezenas de famílias carentes, em vulnerabilidade social, se encontraram na manhã desta quarta-feira, […]



Famílias beneficiadas
Famílias beneficiadas

O salão São Paulo, da Catedral de Nossa Senhora da Guia, centro, foi o local em que dezenas de famílias carentes, em vulnerabilidade social, se encontraram na manhã desta quarta-feira, dia 04, para receberem cartões de vale alimentação para adquirirem gêneros de primeira necessidade em supermercados da cidade de Patos.

A ação foi promovida pelo Centro Cidadania, em parceria com a Organização Não-Governamental Gerando Falcões, tendo apoio do Movimento de Mulheres Olga Benário. Apenas na manhã desta quarta-feira, 46 famílias foram contempladas com os cartões prontos para uso. 

Centenas de famílias foram beneficiadas em Patos e na região. O volume financeiro gira em torno de Meio Milhão de Reais com ações que buscam promover dignidade humana neste momento em que a fome volta ao cenário nacional de forma dura e trazendo desespero para milhares e milhares de famílias em vulnerabilidade social e com insegurança alimentar.

Emanuel Eliomar Medeiros, do Centro Cidadania, concedeu entrevista para falar sobre a atividade que teve início com a campanha Corona no Paredão! Fome Não, da Gerando Falcões, em abril de 2.020, e já arrecadou mais de 50 Milhões de Reais no Brasil. Com os vales alimentação, a instituição não entrega a cesta básica, mas deixa as famílias escolherem onde comprar seus produtos necessários para alimentação e higiene. Apenas na região de Patos, mais de 500 famílias foram beneficiadas.          

Emanuel relatou ainda que o Centro Cidadania promove ações de profissionalização e educação, dando possibilidade de jovens e adultos buscarem inserção no mercado de trabalho, porém, diante da pandemia nos últimos quase dois anos, houve a necessidade de direcionar os recursos obtidos para a questão da alimentação. Os institutos esperam retomar dentro em breve as ações pontuais com qualificação de pessoas destas famílias carentes.

Fernanda Oliveira, que é assistente social e do Movimento de Mulheres Olga Benário, parabenizou pela iniciativa e destacou o importante momento vivido por todos os presentes, pois, além das próprias famílias beneficiadas, que são na grande maioria mulheres, a atividade dá uma lição de solidariedade e fraternidade numa sociedade que carece de grandes mudanças para acabar desigualdades sociais.



Jozivan Antero – Polêmica Patos