O Movimento de Mulheres Olga Benário, que atua em todo o Brasil, se posicionou através de nota sobre a tentativa de criminalização da luta das mulheres na cidade de Patos por parte do vereador Josmá Oliveira.
“Nota de Repúdio
O Movimento de Mulheres Olga Benário vem a público repudiar veementemente, o direcionamento que foi dado, por meio de um requerimento entregue à Câmara de Vereadores de Patos, por parte do vereador Josmá Oliveira, em que solicita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, fiscalizar possíveis crimes ambientais cometidos pelo nosso movimento.
O requerimento deixa claro o teor de perseguição às mulheres que lutam na cidade de Patos, uma vez que o referido vereador cita o Movimento de Mulheres Olga Benário como agente ativo de possíveis crimes.
Lastimamos que o parlamentar não use o seu mandato para a construção de políticas públicas em defesa da vida das mulheres, enquanto isso a Paraíba registra um aumento de 33% de feminicídios em relação ao mês de março de 2020, segundo dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social.
O Movimento Olga tem cumprido um papel fundamental ao incitar a denúncia das violências nesse momento em que as mulheres vêm sofrendo cada vez mais com os impactos do estado capitalista patriarcal que fecha os olhos para as violências domésticas e promove violências institucionalizadas, como a negação de empregos, moradia, saúde e educação de qualidade, que são necessidades básicas de vida e sobrevivência.
Enfatizamos que esse tipo de prática, por parte do vereador, ratifica o quanto grupos de extrema direita são nocivos à sociedade, tendo em vista que vivem de destilar ódio nas redes sociais e por onde passam, àqueles e àquelas que lutam, diariamente por uma sociedade mais justa, onde homens e mulheres possam desfrutar dos mesmos direitos.
Por fim, deixamos claro que estaremos atentas a todo e qualquer ato de perseguição e intolerância em relação às lutas das mulheres e não nos serão, portanto, motivos de intimidação quaisquer que sejam as infundadas acusações.
Lutamos pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo!”
Paraíba, 20 de julho de 2021.
MOVIMENTO DE MULHERES OLGA BENÁRIO
Jozivan Antero – Polêmica Patos