A luta em prol da aprovação do Projeto de Lei 2564/2.020, que tramita no Senado, tem continuidade em todo o Brasil através da categoria da enfermagem que está disposta a seguir buscando atenção da sociedade e principalmente dos políticos em Brasília e em cada cidade do país.
Na manhã desta quarta-feira, dia 30, às ruas da cidade de Patos foram tomadas pela categoria de enfermagem que chamou a atenção diante da caminhada realizada. A concentração que começou na sede do Sindicato dos Funcionário Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), na Praça Edivaldo Mota, seguiu depois em marcha até a Praça Getúlio Vargas, centro.
Faixas, cartazes, camisas, máscaras padronizadas, carro de som, dentre outros meios, mostravam o motivo do ato nacional: aprovação do PL 2564/2.020, respeito à enfermagem e disposição para a luta.
Na Praça Getúlio Vargas, o microfone ficou aberto para as lideranças do movimento se expressarem e para todos que desejassem usar da palavra. Depoimentos do dia a dia do trabalho da enfermagem, dificuldades para exercer a profissão e a desvalorização por parte dos governantes e das empresas privadas na área de saúde deu o tom dos discursos.
Relatos de perdas de familiares, amigos e colegas de profissão foram feitos. O enfermeiro Ronaldo Beserra, que morreu vítima da Covid 19, e que era um dos diretores do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN/PB), esteve entre os homenageados. Desde o início da pandemia, 776 enfermeiros perderam a vida para a doença.
O vereador sindicalista José Gonçalves se fez presente e cobrou mais empenho dos demais representantes políticos de Patos, da Paraíba e do Brasil. Carminha Soares, presidente do SINFEMP, disse que o sindicato está ao lado da enfermagem e das lutas dos servidores públicos e trabalhadores.
O ato terminou com a categoria da enfermagem mostrando disposição para seguir lutando pela aprovação do PL 2564/2.020 e pedindo a sociedade o apoio para reconhecer a necessidade de estar ao lado da categoria.
Jozivan Antero – Polêmica Patos