Do G1 PB
A Paraíba apresentou nas últimas três semanas um aumento superior a 95% no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A informação é do novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi divulgado nesta quinta-feira (12).
A capital João Pessoa também apresentou aumento superior a 95%, mas essa tendência de alta já se apresenta nas últimas seis semanas epidemiológicas.
Ao todo, o aumento está afetando seis estados e em dez capitais brasileiras.
No documento, a Fiocruz informa que em quatro estados (Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhã) e no Distrito Federal houve “importante crescimento de hospitalizações”, mas a Paraíba está fora dessa lista. Isso significa que, ao menos entre os paraibanos, a maioria dos casos não evoluíram para situações mais emergenciais.
Entre as capitais, apresentam sinal de crescimento de casos de SRAG, além de João Pessoa, os municípios de Aracaju, Brasília, Boa Vista, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Porto Velho, São Luís e Vitória.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de influenza A (7,2%) influenza B (7,9%), vírus sincicial respiratório (6,9%) rinovírus (40,5%) e Covid-19 (29,6%).