O Presídio Procurador Romero Nóbrega, localizado na cidade de Patos, sertão paraibano, tem capacidade para 186 apenados e atualmente está com 402 homens encarcerados, ou seja, uma superlotação que preocupa famílias dos presos, autoridades e é alerta para a Segurança Pública.
De acordo com dados oficiais, o Presídio Procurador Romero Nóbrega está com lotação bem acima dos demais localizados em Catolé do Rocha e Cajazeiras, alto sertão. Em Cajazeiras, o presídio conta com 263 apenados. Catolé do Rocha está com 182.
Diante da superlotação no Presídio Romero Nóbrega, as famílias dos apenados começam a alertar as autoridades para rever as novas entradas. Várias celas têm um número de apenados que fere a dignidade humana e os familiares pedem a atenção de entidades dos direitos humanos, OAB e do Ministério Público Estadual (MPE).
O presídio está há mais de três anos sem incidentes em decorrência de uma política de vigilância, projetos de ressocialização e busca de melhorias na unidade prisional. A superlotação exige providências das autoridades do Governo do estado da Paraíba e o olhar mais atento por parte do MPE.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #presidiomasculino • #presidioprocuradorromeronobrega • #superlotação • #unidadeprisional