Deputada Estadual Cida Ramos vai acionar o Conselho dos Direitos Humanos sobre condições de apenadas no Presídio Feminino de Patos

A situação das apenadas do Presídio Feminino de Patos em relação à falta de iluminação nas celas e de ventilação se tornou um caso de denúncia no Ministério Público Estadual […]



A situação das apenadas do Presídio Feminino de Patos em relação à falta de iluminação nas celas e de ventilação se tornou um caso de denúncia no Ministério Público Estadual (MPE). A situação desumana está sendo questionada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, mas vem sendo ignorada pelo Governo do Estado da Paraíba.

De acordo com os relatórios, as mulheres enfrentam um calor insuportável e a noite não dispõem de luz nas celas. O caso é de conhecimento da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, no entanto, também é ignorado.

A deputada estadual Cida Ramos, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e foi eleita vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, se posicionou na Assembleia Legislativa da Paraíba sobre o caso após visitar a cidade de Patos onde se reuniu com várias mulheres.

Ao usar o microfone da Assembleia Legislativa, Cida Ramos disse: “…quero aproveitar o espaço, dizer a Chica Mota que ontem a cidade de Patos, que você tanto ama, me recebeu de braços abertos. Fiz uma reunião no Sindicato dos Professores com diversas mulheres…me receberam para discutir a questão da violência contra as mulheres. Pra discutir algo fundamental que eu estou acionando o Conselho de Direitos Humanos do Estado da Paraíba que é algo que essa Assembleia Legislativa não pode permitir que ocorra! Mulheres apenadas, lá no Município de Patos, sem ter direito a energia…é algo inaceitável…uma cidade que chega a 39 graus a temperatura e as presas não tem um ventilador…as presas precisam cumprir suas penas, mas elas precisam de humanização…”, destacou a deputada.


Jozivan Antero – Polêmica Patos