Ações de maus-tratos aos animais tem causado revolta em várias partes do mundo e em muitos casos os agressores são punidos severamente quando são presos. No Brasil, a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.
No Município de Sousa, sertão paraibano, um homem identificado apenas pela alcunha de “Nêgo Ailton” foi preso após cometer dois crimes graves. De acordo com informações, ele agrediu a esposa e logo após matou o cachorro do vizinho por meio de enforcamento.
O suspeito foi preso após os crimes e se encontra na delegacia de Polícia Civil de Sousa. Movimentos de proteção aos animais estão indignados com o crime e pedem punição severa para o criminoso, que ainda filmou o enforcamento do cachorro.
O homem ainda foi enquadrado pela Lei Maria da Penha e o vídeo aterrorizante do enforcamento ao animal está circulando nas redes sociais. O caso ganhou repercussão em todo o estado da Paraíba e o presidente da Organização Não-Governamental Adota Patos, Rafael Gomes, está acompanhando o caso junto com outras entidades.
Segundo o sargento G. Mendes, o suspeito também tem passagens pela polícia por furto, porte ilegal de arma de fogo e é considerado um indivíduo perigoso.
Jozivan Antero – Polêmica Patos