Em Patos, Energisa obriga clientes a pagarem conta de energia com PIX e PROCON relata prática abusiva

Os milhares e milhares de clientes da Concessionária de Energia Elétrica Energisa, que detém o monopólio do serviço de distribuição de energia elétrica na Paraíba, estão recebendo seus boletos de […]



Os milhares e milhares de clientes da Concessionária de Energia Elétrica Energisa, que detém o monopólio do serviço de distribuição de energia elétrica na Paraíba, estão recebendo seus boletos de pagamento mensal apenas com o QR Code para efetuar a quitação com a modalidade PIX.

Em mensagem exposta na própria conta, a Energisa comunica: “Prezado cliente, a partir de agora sua fatura será emitida para pagamento via PIX. É rápido, seguro e pode ser pago por qualquer aplicativo de sua preferência, assim como o boleto. Para pagar, basta apontar a câmera do celular para a imagem acima utilizando seu aplicativo bancário.”

Em Patos, vários consumidores que costumam realizar os seus pagamentos em casas lotéricas, bancos e correspondentes bancários estão reclamando da falta de opção para pagar a conta de energia elétrica. O aposentado Luiz Morais de Lima, de 73 anos, relatou que não tem PIX e nem celular Smartphone para baixar o aplicativo. O aposentado pediu ajuda de vizinhos e familiares diante da imposição da Energisa para o pagamento de sua conta de energia apenas por via PIX.      

O Dr. Ítalo Torres, diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão do Município de Patos, disse que a prática da Energisa caracteriza procedimento abusivo e está contra as determinações do Código de Defesa do Consumidor. O diretor relatou que será aberto um procedimento para notificar a Energisa sobre a prática.

OUÇA o diretor do PROCON/Patos:


Jozivan Antero – Polêmica Patos