Em dois anos, Charles Martins promoveu uma verdadeira transformação no Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos 

Nesta sexta-feira, dia 05 de maio, o policial penal Charles Martins irá completar dois anos à frente da direção do Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos. A unidade prisional de […]



Nesta sexta-feira, dia 05 de maio, o policial penal Charles Martins irá completar dois anos à frente da direção do Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos. A unidade prisional de segurança máxima tem cerca de 300 apenados e passou por uma verdadeira transformação desde a chegada de Charles Martins com sua visão inovadora.

Para celebrar a data de aniversário, o diretor organizou um café da manhã para a imprensa e convidados, além de uma missa em ação de graças. Nos dois anos, o Presídio Procurador Romero Nóbrega não registrou incidentes, motins e foi promovida ações de ressocialização que ganharam destaque em nível estadual.

Com uma visão voltada a disciplina com padrão dentro das normas técnicas e focado em ações que garantem ressocialização por meio do trabalho e educação, Charles Martins criou projetos que envolveram mais de 50% dos apenados do Presídio Romero Nóbrega.

Charles conseguiu celebrar parcerias com instituições públicas, tais como os secretarias de Meio Ambiente do Município de Patos, de Desenvolvimento Social, de Agricultura, dentre outras, além da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais parceiros.

O diretor inovador também mudou a forma de tratar os familiares de apenados que realizam visitas e humanizou o acolhimento. Na questão de imagem, o diretor promoveu serviços de pintura, capinação e jardinagem que deram um novo visual ao presídio. A criação de um viveiro para plantas nativas da caatinga foi construído e já fornece mudas para ajudar na preservação de espécies.  

Aquisição de computadores e melhoria das salas de aulas para reeducandos que buscam a educação deu incentivos para muitos voltarem a estudar. Charles vibrou com o número de apenados que estão se matriculando nos cursos na forma EAD e presencial. Para promover mais estudos de forma livre, uma biblioteca também foi criada.

Um dos pontos mais marcantes da gestão de Charles nos últimos dois anos foi a criação da horta. Em poucos meses, a horta teve produção que melhorou de forma significativa a alimentação no presídio e o excedente foi destinado para entidades filantrópicas de Patos e região.

O diretor fez a prática do esporte ser valorizada e realizou, de forma pioneira, um campeonato de  futebol de salão com os próprios apenados. O evento esportivo vem ganhando adesão e aconteceu sem um único incidente durante sua realização.  

Ao completar dois anos, o diretor disponibilizou um relatório que foi entregue para vários setores da sociedade civil organizada e para setores da administração penitenciária.


Jozivan Antero – Polêmica Patos



Veja relatório: