Um grupo de ambientalistas se fez presente durante a mega solenidade de inauguração do 1ª parque eólico de energia renovável que ocorreu no final da manhã e início da tarde desta quarta-feira, dia 22 de março, na zona rural da serra do Município de Santa Luzia, na região metropolitana de Patos.
Utilizando pequenos cartazes pedindo para proteger a caatinga e exibindo faixas cobrando reflorestamento e educação ambiental, o grupo fez o protesto silencioso para chamar a atenção para os impactos ambientais na região desmatada onde foram instalados os gigantescos cataventos de energia eólica.
A ambientalista Yasmin Formiga concedeu entrevista e relatou que o grupo está cobrando conscientização sobre os impactos ambientais que essas usinas estão causando na caatinga. Ela disse que a empresa realiza um reflorestamento apenas de fachada e não promove educação ambiental nas cidades que estão no entorno das usinas eólicas.
Yasmin e os demais ambientalistas não tiveram acesso ao local onde ocorreu o evento de inauguração e estavam as autoridades políticas e da empresa Neoenergia. O protesto silencioso foi realizado no local do credenciamento e no estacionamento.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
OUÇA entrevista com Yasmin Formiga:
Tags: #ambientalistas • #caatinga • #energiarenovavel • #parqueeolico • #protesto • #santaluzia