Por determinação do IBAMA, Colônia de Pescadores do Município de Patos comunica proibição da pesca em respeito a reprodução das espécies

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio de portaria, está comunicando o início do período de piracema, na qual fica proibida a pesca […]



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio de portaria, está comunicando o início do período de piracema, na qual fica proibida a pesca nos mananciais públicos e privados na Paraíba.

Tal medida visa respeitar o período de reprodução das espécies de peixes da região para que não entrem em extinção ou venham a enfrentar problemas, causando danos ao meio ambiente e ao equilíbrio nos mananciais.

A portaria proibitiva entrou em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2022 e se estende até 28 de fevereiro de 2023. As colônias de pescadores da região de Patos já começaram a conscientizar e alertar os pescadores para evitar problemas de punições dos trabalhadores que vivem da pesca.

O presidente da Colônia de Pescadores de Patos, conhecido por Itamar da Pesca, disse que esse período deve ser respeitado por todos os trabalhadores e fica proibido também o transporte, comercialização e armazenamento de peixe das espécies curimatã, piau, sardinha e branquinha em todo o território paraibano.


Jozivan Antero – Polêmica Patos

Fonte: Rádio Espinharas de Patos