ALERTA: casos de arboviroses aumentam na Paraíba em 2021

A secretária Estadual de Saúde do Estado divulgou um boletim com dados atualizados das arboviroses, ou seja, os casos de dengue, zika e chikungunya registradas no estado desde o início […]


Por:

A secretária Estadual de Saúde do Estado divulgou um boletim com dados atualizados das arboviroses, ou seja, os casos de dengue, zika e chikungunya registradas no estado desde o início do ano até o dia 25 de setembro.

Nesse período os casos provavéis de dengue foram 11.709, de zika 1.236 e de chikungunya 7.937, em relação ao ano de 2020 houve um aumento muito expressivo dos casos, sendo 103% nos casos de dengue, 320% nos casos de zika e 384% nos casos de chikungunya.

A técnica em arboviroeses da SES/PB, Carla Jaciara em entrevista a TV Cabo Branco alertou que o casos de Chikungunya estão chmando bastante atenção pois ultrapassaram os de dengue que são mais comuns, representando 1.600 casos a mais do que o esperado e fala que devido a pandemia muitas pessoas confundiram os sintomas com a covid-19.

Carla alerta a população que ao apresentar sintomas como: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, dor na barriga ou dor abdominal, qualquer sintomatologia suspeita, procure o serviço de saúde o mais rápido possível para que seja feita a coleta em tempo oportuno, assim como o tratamento.

Ela também conta que adengue tipo 2 está circulando em 29 munícipios da Paraíba e a dengue tipo 1 (que é um tipo de dengue mais grave) em 3 municípios. São 4 os tipos de dengue existentes e dessas 2 estão circulando no nosso estado.

A prevenção sempre será o melhor remédio, então atenção a objetos que podem acumular água, vasos de plantas, caixas d’água, entre outros.