Aconteceu nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, na capital do México, a Huawei Developer Competition 2024 Latin América. O evento contou com mais de 300 participantes, organizados em 97 equipes de vários países da América Latina, visando descobrir projetos que impactam diretamente na sociedade com inovação tecnológica.
O Time Mandacaru Tech, como é chamada a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), é composto por seis alunos e um coordenador: Gabriel de Lima Ferreira, aluno do IFPB Campus Patos; Marcos Cordeiro Mamede Filho, aluno do IFPB Campus Patos; Roger Natan Carvalho Silva, aluno da UEPB Campus Patos; Emerson Medeiros Noberto, ex-aluno do IFPB Campus Patos; Daniel Campos Fabrício, ex- aluno do IFPB Campus Patos; e Filipe L. M. de Andrade, mentor do time e docente do IFPB Campus Patos.
O projeto apresentado pelo time do IFPB utiliza inteligência artificial para realizar diagnósticos de plantas fotovoltaicas para aumentar eficiência, indicar manutenções proativas e ampliar o retorno sobre o investimento. “A plataforma desenvolvida na Huawei Cloud não apenas identifica ineficiências, mas também fornece insights acionáveis, capacitando os proprietários de usinas solares e equipes de O&M a otimizar o desempenho e maximizar a receita. A nossa missão é revolucionar a gestão da energia solar e, com a Huawei Cloud, estamos a transformar esta visão em realidade”, explicou Felipe Andrade.
Após as análises dos projetos, a equipe do IFPB com UEPB ficou entre os 10 melhores entre as 97 equipes.
Sobre o evento:
A Huawei Developer Competition é o principal evento da Huawei Cloud para desenvolvedores de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Na edição latino-americana, que recebeu inscrições entre setembro e novembro de 2024, os participantes competiram individualmente ou em equipes para resolver desafios reais utilizando as avançadas tecnologias de nuvem. A competição visa promover soluções que impactem positivamente a sociedade por meio das tecnologias da Huawei. Para selecionar os seis projetos vencedores, uma banca examinadora avaliará os trabalhos com base em critérios como arquitetura técnica, funcionalidade, criatividade e valor para o negócio, destacando as soluções que combinam inovação e impacto real.
Ouça o professor Felipe Andrade:
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Com informações da ASCOM IFPB