Chuvas torrenciais atingiram a Espanha, causando uma das maiores tragédias recentes, com registro atual de 95 mortos. Imagens mostram a devastação nas regiões sul e leste, especialmente em Valência, onde 92 mortes foram confirmadas. A força das águas arrastou carros e surpreendeu moradores, que tentaram salvar seus pertences caminhando na água até o quadril ou retirando lama com baldes.
A situação em Valência é crítica, com interrupções no serviço de energia e telefonia, além de estradas inundadas, dificultando o acesso de equipes de socorro. Segundo a imprensa local, algumas áreas receberam 490 milímetros de chuva em apenas oito horas — volume esperado para um mês inteiro.
Nas imagens, é possível ver carros sendo arrastados pela água. Em outras, moradores tentando retirar a lama de suas casas. Vídeo que circula na internet mostra mulher sendo levada pela correnteza, até o momento, não se tem confirmação se ela continua desaparecida. Essas imagens trazem a demonstração do completo caos instalado na região.
Carlos Mazón, presidente da região, destacou que o sistema aéreo e ferroviário também foi impactado, isolando partes da cidade. As operações de resgate seguem para localizar desaparecidos e oferecer abrigo aos desabrigados, enquanto o país lida com a imensa perda.
Fontes: UOL e G1