Sertanejos filmam chuva de meteoros Úrsidas e o fenômeno deve continuar durante a semana – Veja vídeo!

A chuva de meteoros Úrsidas terá um pico entre esta sexta-feira, 22, e sábado, 23 de dezembro. O fenômeno, iniciado em 17 de dezembro, deve acontecer neste ano até a […]



A chuva de meteoros Úrsidas terá um pico entre esta sexta-feira, 22, e sábado, 23 de dezembro. O fenômeno, iniciado em 17 de dezembro, deve acontecer neste ano até a próxima terça-feira, 26. De acordo com o Royal Museums Greenwich, a expectativa é em torno de cinco a dez meteoros por hora no seu auge

Os meteoros são detritos que entram na atmosfera do nosso planeta a velocidades de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e causando os raios de luz que chamamos de meteoros.

“Os meteoros Úrsidas parecem irradiar perto da estrela Beta Ursae Minoris (Kochab) na constelação da Ursa Menor. No entanto, a verdadeira fonte das estrelas cadentes é uma corrente de detritos deixada pelo cometa 8P/Tuttle”, acrescenta o Royal Museums Greenwich.

Quando ocorre a chuva de meteoros Úrsidas?

– Entre 17 a 26 de dezembro;

– Pico entre 22 a 23 de dezembro – em torno de cinco a dez meteoros por hora.

Como assistir à chuva de meteoros Úrsidas?

A chuva de meteoros Úrsidas ocorre na época do solstício de inverno (no Hemisfério Norte), então a pessoa terá o máximo de horas de escuridão para observar as estrelas. No entanto, em 2023 o máximo da chuva ocorre quando a Lua está no estágio Minguante, condições que não serão favoráveis para ver esta chuva.

Neste momento, a Lua está cerca de 80% visível e está crescendo, na fase Quarto Crescente. Faltam quatro dias para a fase Lua Cheia. Desta forma, a visibilidade acaba sendo comprometida. 

Em Patos, o fenômeno chamou a atenção e várias famílias fizeram vídeos!

Informações do UOL

Edição: Jozivan Antero – Polêmica Patos