Secretário Geral da OTAN afirma que não enviará tropas para a guerra na Ucrânia

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, dia 01, em uma base militar na Polônia, o secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao lado do presidente polonês Andrzej Duda, afirmou […]



Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, dia 01, em uma base militar na Polônia, o secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao lado do presidente polonês Andrzej Duda, afirmou que não enviará tropas da Aliança Militar do Atlântico Norte para intervir no conflito na Ucrânia.  

Durante a coletiva, Jens Stoltenberg, destacou que as forças aliadas da OTAN continuam fornecendo ao governo ucraniano diferentes tipos de suporte militar, como armamentos anti tanque, sistemas de defensa aéreo e outro tipos de material militar, além de apoio humanitário e suporte financeiro, contudo, enfatizou que a OTAN não é parte do conflito e que não enviará tropas para a Ucrânia e nem deslocará jatos de guerra para o espaço aéreo ucraniano. 

Por fim, o secretário Geral disse que a OTAN é uma Aliança defensiva e não busca conflito com a Rússia. “A Rússia deve parar imediatamente a guerra. Retirar todas as suas forças da Ucrânia. E se engaje de boa fé nos esforços diplomáticos”, finalizou o secretário geral da OTAN. 


Fonte: https://www.nato.int

Contribuição Silvonetto Oliveira