Denúncia relata que diretora promove tortura dentro da Cadeia Pública de Conceição 

Está de posse do Ministério Público Estadual (MPE) e do secretário de Administração Penitenciária da Paraíba uma grave denúncia sobre casos de tortura sistemática que vem ocorrendo na Cadeia Pública […]



Está de posse do Ministério Público Estadual (MPE) e do secretário de Administração Penitenciária da Paraíba uma grave denúncia sobre casos de tortura sistemática que vem ocorrendo na Cadeia Pública de Conceição, no sertão paraibano.

Conforme a denúncia feita por escrito por um servidor público do Estado da Paraíba, a diretora da Cadeia Pública de Conceição, contando com o apoio de um policial penal e de dois apenados, vem praticando crime de tortura contra reeducandos e os episódios estão ficando cada vez mais comuns e mais violentos.

Com riqueza de detalhes, o denunciante expressa um caso ocorrido no mês de julho de 2024, no qual um apenado, que estava em sua cela, é algemado com as mãos para trás e logo após é arrastado pela diretora até o pátio da cadeia onde se começa uma sessão de socos e pontapés com a ajuda de dois detentos que obedecem à diretora.

Após uma sessão de espancamento na qual o preso acabou urinando na própria roupa, ele ainda foi levado para a sala da diretora, onde continuou sendo agredido até defecar. O motivo das agressões teria sido uma tentativa de entrada de droga na cadeia por alguém ligado ao apenado.

Um policial penal, que pediu para não ser identificado pela reportagem do Polêmica, disse que as práticas de torturas são rotineiras na cadeia e que os policiais penais que se posicionam contra são perseguidos e até transferidos. 11 policiais já teriam sido perseguidos e transferidos por não compactuarem com os crimes no local.

Na manhã deste sábado, dia 24 de maio, a reportagem fez contato com o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Dr. João Alves de Albuquerque. O secretário disse que abriu um procedimento administrativo e que todas as denúncias serão apuradas com rigor.

Jozivan Antero – Polêmica Patos