Apenas dois dias após o fechamento oficial do lixão da cidade de Patos, vândalos vão até o local e destroem a placa de aviso da desativação e proibição de colocar lixo, bem como, furtam a estrutura, porteira, corrente, cadeado e os arames que cercavam o local.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Manoella Rodrigues esteve no local e informou que a Guarda Municipal e Polícia Militar já estão em diligências para encontrar os autores e lamentou o ocorrido.
“É um fato lamentável. A gente fica muito triste pelo ocorrido. Afinal de contas, foi um marco histórico que beneficia a população de Patos como um todo. A Guarda Municipal e a Polícia Militar já estão envolvidas no caso e a gente vai tentar encontrar as pessoas que fizeram isso. A Prefeitura de Patos vai refazer tudo que foi destruído. Afinal de contas, o resto da população não pode pagar pelos erros de poucos. No entanto vale salientar que tudo que a prefeitura faz é com dinheiro público, então a cada vez que as pessoas destroem e a gente tem que refazer, é toda a população que está pagando pelo dano causado”, lamentou.
O secretário municipal de Agricultura, Ferré Maxixe, também esteve no local e enfatizou que a ação é característica de pessoas que não tem interesse que o lixão permaneça fechado, “mas a Prefeitura de Patos, através do Prefeito Nabor, com essa responsabilidade e compromisso, vai tomar todas as providências para refazer o serviço e a gente normalizar o lixão e que permaneça fechado”.
Ferré disse ainda não entender como após “toda uma luta da sociedade, Ministério Público, Prefeitura, todos trabalhando juntos para desativar o lixão e de repente, chega aquelas pessoas, que eles próprios, e vão lá e faz uma ação dessa, só prejudicando o trabalho que é aceito por toda a sociedade. Mas a prefeitura vai refazer todos os serviços para que a gente possa continuar com o lixão fechado”.