Colostomizados estão sem bolsas há quatro meses e fazem apelo para secretaria de Saúde do Município de Patos

Dezenas de cidadãos que usam bolsas de colostomia estão denunciando a Secretaria de Saúde do Município de Patos por não adquirir o insumo que é fundamental para quem depende da […]



Dezenas de cidadãos que usam bolsas de colostomia estão denunciando a Secretaria de Saúde do Município de Patos por não adquirir o insumo que é fundamental para quem depende da bolsa para suas necessidades fisiológicas. 

De acordo com os cidadãos, a Secretaria de Saúde do Município de Patos deixou de comprar as bolsas há 4 meses e, desde então, os usuários estão improvisando bolsas artesanais que acabam causando desconforto, agravamento dos problemas de saúde e causando transtornos aos colostomizados.

“Estamos fazendo um apelo e até pedindo socorro! Algumas pessoas estão usando sacolas plásticas, panos e reutilizando bolsas já usadas para substituir as bolsas de colostomia. Até agora, a Secretaria de Saúde do Município de Patos não deu uma solução e nós estamos sofrendo com isso. Alguns podem comprar e outros não e já não sabemos a quem denunciar esse descaso”, relatou uma professora colostomizada que se trata de câncer de estômago. 

A reportagem fez contato com o secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias. O secretário falou que vai fazer uma dispensa de licitação para adquirir as bolsas de colostomia. Ele relatou que houve problemas nas licitações específicas para este item e que a saída emergencial será a dispensa. Leônidas não especificou quando a situação será resolvida.


Jozivan Antero – Polêmica Patos