Entenda o caso grave do pequeno Pedro Henrique que está internado na UTI do Hospital Infantil, em Patos

O pequeno Pedro Henrique Pereira de Amorim, de 06 anos, está internado, desde o dia 19 de setembro de 2021, no Hospital Infantil Noaldo Leite. De família simples e que […]



O pequeno Pedro Henrique Pereira de Amorim, de 06 anos, está internado, desde o dia 19 de setembro de 2021, no Hospital Infantil Noaldo Leite. De família simples e que reside no Conjunto dos Sapateiros, em Patos, o garoto tem adenite mesentérica e já havia estado no hospital há 30 dias onde realizou laparotomia exploratória que detectou o problema.

Sobre a doença: A adenite mesentérica, ou linfadenite mesentérica, é uma inflamação dos nódulos linfáticos do mesentério, ligados ao intestino, que resulta de uma infecção geralmente causada por bactéria ou vírus, levando ao surgimento de dor abdominal intensa, semelhante à de uma apendicite aguda. A doença ocorre geralmente em crianças e é tratada com medicamentos e pode desaparecer com certo tempo.

Diante do quadro, a família entrou em desespero e tem buscado a imprensa para relatar o problema e para buscar ajuda para uma possível transferência para outro hospital público mais avançado no Estado da Paraíba. O pequeno Pedro Henrique está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Noaldo Leite, onde vem sendo assistido, medicado e acompanhado com bateria de exames.

Isabella Cristina, diretora do Hospital Infantil, relatou que se está buscando a vaga para que o paciente seja transferido e a vaga pode surgir a qualquer momento, mas a rede pública tem suas demandas, porém, toda a rede do SUS do Estado que tem referência para o caso já foi contatada. “Estamos fazendo todos os esforços e cuidando dele aqui até que surja uma vaga em outro hospital”, relatou Isabella.

A diretora comunicou que o Hospital da Universidade Federal da Paraíba (HU) confirmou a vaga na tarde desta sexta-feira, dia 24, e o garotinho deve ser transferido ainda neste dia.

Mesmo diante de tantas dificuldades, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem resistindo e é a porta de entrada nos momentos de urgência e emergência na saúde por todo o Brasil. Os constantes ataques ao SUS e o congelamento dos investimentos por 20 anos debilitaram o sistema, mas ele continua sendo referência no mundo e o que tem acolhido a sociedade nos seus momentos mais difíceis de saúde.


Jozivan Antero – Polêmica Patos