O diretor do Complexo Hospitalar Regional, Francisco Guedes, comunicou na manhã desta segunda-feira, dia 19, que foi registrado um aumento de 12% nos atendimentos de urgência e emergência e 35% nos acidentes de trânsito. Os dados oficiais são referentes aos casos que dão entrada no Hospital Regional de Patos.
Os números refletem a realidade de uma cidade que tem visto os casos de Covid 19 diminuírem e as pessoas voltando a uma triste normalidade de acidentes de trânsito que, por muitas vezes, refletem a mistura de direção e álcool, imprudência, imperícia e desrespeito às leis de trânsito.
Para se ter uma ideia, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA), localizada no Bairro Liberdade, possui 14 leitos Covid 19 e conta com 03 deles ocupados.
O Hospital Infantil Noaldo Leite possui 05 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid 19 com 03 ocupações na pediatria e 18 leitos na enfermaria Covid, com 01 paciente na enfermaria pediátrica.
O Hospital Regional de Patos possui 32 leitos de UTI Covid 19 e destes 15 estão ocupados. Dos 34 leitos da enfermaria Covid, 06 estão ocupados. Os dados positivos podem estar diretamente ligados ao aumento do número de vacinados contra a Covid 19 em Patos e na região.
A volta da normalidade parcial diante da diminuição dos casos graves da COVID 19 mostra que as pessoas estão sem ter responsabilidade para evitar as internações por outros motivos, ou seja, os acidentes de trânsito.
Jozivan Antero – Polêmica Patos