Neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de junho, respectivamente, a cidade de Patos terá o 1º lockdown parcial de dois visando conter a contaminação desenfreada pela COVID 19. A determinação está no Decreto Municipal nº 042/2.021, de 06 de junho, assinado pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos).
Precisamente neste dois dias, supermercados, hipermercados, açougues, padarias, lojas de conveniências, peixarias, minibox e outros serviços considerados essenciais, só poderão funcionar através de delivery, pois até o consumo nas suas dependências está proibido. Apenas serviços de urgência, emergência e segurança estão fora das determinações.
Mesmo diante das mais de 200 mortes apenas em Patos, dos milhares de contaminados e em tratamento, grande parte das pessoas não têm contribuído com as regras sanitárias impostas pela pandemia que vem causando dores indescritíveis nas famílias e danos incalculáveis também na economia, pois não existem medidas governamentais para evitar prejuízos financeiros aos pequenos e médios comerciantes e empresários.
As discussões são diversas, mas os especialistas, cientistas e pesquisadores confirmam que a diminuição da circulação de pessoas é capaz de amenizar a contaminação pelo novo coronavírus que está cada vez mais letal.
Notadamente, o desemprego recorde, disparada da inflação, falta de intervenção na economia visando o bem-estar do povo estão causando mais problemas no Brasil. Diferentemente de outros países, no Brasil, o presidente tem tomado posições criticadas internacionalmente e vem perdendo apoio popular, porém, parte que vem perdendo força na sociedade continua defendendo Bolsonaro e suas reiteradas tentativas de encontrar outros culpados para a situação caótica que já levou a morte de mais de 470 mil brasileiros, a derrocada de pequenos empreendimentos e a fome que voltou a assustar os pobres.
Jozivan Antero – Polêmica Patos