Prefeitura de Paris deixará o X por “alimentar discurso de ódio e desinformação “

Segundo o perfil da cidade de Paris, permanecer no X se tornou uma missão complexa e impossível.



Imagem postada no perfil da cidade de Paris informa a saída da rede social X.
Imagem postada no perfil da cidade de Paris informa a saída da rede social X.

Da Redação

A prefeitura da cidade de Paris anunciou que vai deixar a rede social X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (20). Em postagem na última sexta (17), o perfil justificou que a saída do X se dará porque a plataforma tem promovido discurso de ódio e desinformação.

Segundo o perfil da cidade de Paris, permanecer no X se tornou uma missão complexa e impossível. “Complexo porque a rede reduz o alcance de mensagens factuais e objetivas. Impossível porque a rede alimenta o discurso de ódio e a desinformação, cuja ausência de moderação se torna problemática”, justificou o comunicado no próprio perfil.

“É uma escolha difícil”, justificou a mensagem, afirmando ainda que, mais do que nunca, Paris está apegada às veracidades das informações e é essencial recriar espaços pacíficos para a expressão da sociedade. O perfil informou que manterá o debate público através de outras redes, em especial na Bluesky, similar ao X.

Nas últimas semanas várias cidades, regiões e departamentos franceses deixaram o X. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, abandonou a rede em 2023 e disse que a plataforma se tornou uma “arma de destruição em massa das democracias”.