
Dona Célia reside na rua São Pedro, conhecida também como rua 19, no bairro do Jatobá. Uma residência simples mas de uma dona muito simpática, que nos abriu as portas para mostrar a situação em que se encontra o seu muro: Tomado por água de esgoto de uma galeria estourada.
O odor é insuportável. Impossível não chegar na porta e já sentir o fedor típico, que só aumenta a medida em que vamos avançando pelos pequenos cômodos, até rapidamente chegar na área de trás da casa.
O cenário é de uma verdadeira piscina de lama fétida. Apenas alguns minutos e ficou insuportável se manter no local. Mas a dona Célia, que se encontra adoentada, não tem escolha. É a sua casa, o seu lar, invadido por um esgoto podre que a força a conviver dia e noite em um tormento de mais de duas semanas.
Dona Célia conta que ali foram colocadas manilhas, que estouraram e agora vertem o esgoto dentro do seu quintal. Ela não sabe mais a quem apelar e, em franca confissão nossa reportagem disse a ela que também não sabemos, pois a Secretaria de Infraestrutura de Patos simplesmente não responde mais as reclamações trazidas do povo por parte da imprensa.
Fomos embora, pensando em como aquela simples e acolhedora senhora consegue fazer suas refeições em um ambiente ao qual não conseguimos ficar sequer por alguns minutos, sem que a náusea e dor de cabeça começassem, devido ao mau cheiro. Apenas ela pode saber.
Esta é mais do que uma reportagem ou mesmo denúncia: É um apelo ao sentimento de humanidade para que a Prefeitura de Patos e a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Patos resolvam a situação de dona Célia.
Tags: #galeriadanificada • #jatoba • #prefeituradepatos • #secretariadeinfraestrutura