Garis são homenageados durante trabalho de conclusão de curso no IFPB/Patos

As estudantes Laislla Wanderleya França Lima e Laryssa da Silva Andrade, do curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Patos, (IFPB/Patos), apresentaram […]



As estudantes Laislla Wanderleya França Lima e Laryssa da Silva Andrade, do curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Patos, (IFPB/Patos), apresentaram seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Riscos Ocupacionais entre os Trabalhadores da Coleta de Resíduos Sólidos: uma Revisão Bibliográfica”.

Sob a orientação da professora Brígida Lima Candeia Moura, o trabalho discute os principais riscos à saúde e segurança enfrentados por garis e demais profissionais da limpeza urbana, além de destacar a importância de políticas públicas voltadas à valorização desses trabalhadores.

A apresentação contou com a presença ilustre do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba (SINDLIMP PB), Radamés Cândido, além dos diretores Josiel Freire, Ítalo Tayrone e João Félix. A participação tornou o momento ainda mais significativo e lembrou da urgência de reconhecer, respeitar e valorizar a dignidade do trabalho dos garis, profissionais essenciais para o funcionamento das cidades, mas muitas vezes invisibilizados.

A banca avaliadora foi composta pelos professores Danilo Arcanjo e Lavoisier Morais, que enriqueceram o debate com observações criteriosas e generosas.

A professora Brígida relatou: “Há dois anos recebi com alegria o convite para orientar esse trabalho, que nasceu a partir das reflexões desenvolvidas nas aulas da disciplina de Gestão Ambiental que ministro no curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho no IFPB campus Patos.  Desde então, acompanhei a trajetória das estudantes e orientandas Laislla e Laryssa com orgulho, marcada pelo compromisso, sensibilidade social e aprofundamento teórico”.

Os representantes sindicais agradeceram pelo trabalho das estudantes do IFPB/Patos. Eles puderam comentar sobre o trabalho e suas falas trouxeram contribuições ricas a partir da experiência prática do cotidiano da coleta de resíduos.

Jozivan Antero – Polêmica Patos