![](https://polemicapatos.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_4568.jpeg)
Quem possui o número de contato de William da Madeireira, um conhecido comerciante da cidade de Patos, achou estranho receber mensagens do empresário pedindo ajuda através de PIX. As mensagens chamaram a atenção das pessoas, que procuraram a redação do Polêmica Patos, para alertar a todos que conhecem William tomarem cuidado com este golpe, que, apesar de conhecido, ainda tem feito muitas vitimas.
O golpe popularmente conhecido como WhatsApp clonado é uma das fraudes mais comuns envolvendo o mensageiro da Meta. No esquema, criminosos geralmente conseguem acessar e tomar controle da conta ao transferi-la para outro celular por meio de roubo de linha telefônica, ou do uso de um código de confirmação de identidade cedido pela vítima por engano.
Uma vez feita a clonagem, os golpistas podem enviar mensagens para os contatos salvos no WhatsApp para pedir dinheiro, por exemplo, sem que os amigos e familiares do dono do perfil desconfiem da fraude.
Uma vez constatado o problema, é preciso agir rápido para tentar recuperar o controle da conta e evitar danos maiores, como roubo de outros dados e prejuízos financeiros. Neste guia, confira tudo sobre o golpe do WhatsApp clonado e saiba o que fazer para evitar a situação.
Como funciona a clonagem de WhatsApp?
O golpe popularmente conhecido como clonagem de WhatsApp acontece quando criminosos conseguem acessar uma conta legítima do app de mensagens e usam o perfil como se fosse a vítima. Em geral, essa artimanha tem o objetivo de enganar os contatos do dono da conta para convencê-los a enviar dinheiro via Pix.
Para obter acesso a essas contas, os golpistas utilizam de diferentes técnicas. A principal delas é a engenharia social, um método de manipulação no qual o criminoso entra em contato com a vítima para enganá-la a enviar o código de confirmação do WhatsApp. Ao iniciar o mensageiro em um novo celular, o usuário precisa inserir essa sequência, enviada por SMS para o número cadastrado no app, para confirmar sua identidade.
Meu WhatsApp foi clonado. Como recuperar? É possível desfazer”?
Ao constatar que seu WhatsApp foi clonado, é preciso agir rápido. Abaixo, confira as principais medidas para resolver o problema e recuperar o controle da sua conta.
1. Avise amigos e familiares
Antes de mais nada, é preciso avisar os seus contatos que você teve o WhatsApp clonado. Ligue para seus amigos e familiares e publique sobre o ocorrido em outras redes sociais. Assim, você previne que eles sejam vítimas de outras fraudes aplicadas pelos golpistas em seu nome.
2. Reinstale o aplicativo no celular
Se o seu WhatsApp foi clonado, o único jeito de recuperar o controle da conta é reinstalando o aplicativo. Assim, você pode solicitar um novo código de confirmação, e inseri-lo no seu aparelho. Uma vez que fizer isso, o acesso do golpista cairá imediatamente, já que os códigos de verificação são temporários e só funcionam para um único uso.
Para fazer isso, primeiramente exclua o WhatsApp. No Android, você precisa acessar o app “Configurações”, ir até a seção “Apps e notificações”, selecionar o WhatsApp e tocar em “Desinstalar”. Já no iPhone, basta tocar e segurar o ícone do celular na tela inicial, tocar em “Remover app” e, depois, em “Apagar app”.
Qual a diferença entre o WhatsApp clonado e o roubo de conta?
O WhatsApp clonado acontece quando pessoas mal-intencionadas tomam o controle de uma conta legítima, ou seja, que realmente pertence ao usuário. Como já mencionado, isso pode ser feito sequestrando o número através do SIM Swap ou transferindo o WhatsApp para outro aparelho usando o código de segurança. Já o WhatsApp roubado é um golpe semelhante, mas sem que o criminoso consiga acesso à conta real do usuário. Nesses casos, os golpistas fingem que são você, dizem para os seus contatos do WhatsApp que o número de celular mudou e pedem dinheiro.