A Pastoral da Pessoa Idosa inicia o seu 21º de existência comemorando resultados positivos do trabalho exercido em Patos. Em entrevista ao programa Polêmica desta quarta-feira (5), Maria Joseny, uma das lideranças da Pastoral da Diocese de Patos, comemorou os recentes dados sobre a questão da violência contra a pessoa idosa no município.
Segundo Joseny, o número de agressões aos idosos vem apresentando queda, graças ao trabalho exercido em uma rede articulada para dar suporte às necessidades do público alvo da entidade. “A Pastoral trabalha conectada a diversos organismos federais, estaduais e municipais, que, interligados, fornecem todo o apoio necessário aos idosos atendidos e isso está refletindo positivamente nos resultados”, explicou.
A líder da Pastoral, que também preside o Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa, apresentou os dados colhidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Patos, que mostrou uma queda de 25% no número de ocorrências de agressão à pessoa idosa, que incluem violências física, psicológica, patrimonial. “O ano de 2024 apresentou esta queda em comparação com 2023 e isso é decorrência das denúncias e das providências tomadas pela rede de apoio”, disse Maria Joseny.
Voluntariado como cura da Depressão
A sensação de fazem o bem através da ajuda ao próximo tem proporcionado a melhora de sintomas depressivos em voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa, contou Maria Joseny, durante a entrevista. “Nós temos casos de pessoas que se tornaram líderes em períodos críticos de depressão e foram curadas e dão testemunho disso”, observou.
A Pastoral da Pessoa Idosa em Patos conta atualmente com 272 lideres e 276 voluntários, que acompanharam mais de nove mil idosos no município e tem no momento 993 cadastrados pela diocese. A necessidade de mais voluntários tem sido um desafio a ser vencido pela entidade. “Nós temos um grande número de idosos e poucos líderes, ainda temos poucos voluntários”, disse Joseny.
Para acompanhar mais notícias sobre a Pastoral da Pessoa Idosa, acesse o site da Diocese de Patos clicando aqui .