Em ação emocionante e dramática, equipes do SAMU salvam recém-nascido de engasgo em São José de Espinharas 

O pequeno Heitor, que tem apenas 23 dias de nascido, estava se alimentando com leite materno quando sofreu um engasgo na manhã desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, no Sítio […]



O pequeno Heitor, que tem apenas 23 dias de nascido, estava se alimentando com leite materno quando sofreu um engasgo na manhã desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, no Sítio Riacho Fundo, na zona rural de São José de Espinharas, na região metropolitana de Patos.

A senhora Andreia Moreira, mãe do bebê, entrou em desespero quando percebeu que o pequeno Heitor não estava conseguindo respirar e pediu ajuda ao seu esposo, José Eudes, que fez contato com o condutor do SAMU e relatou o drama.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), composta pela enfermeira Guia Sousa, a técnica de enfermagem Aline e o condutor Santiago, fez contato com a base central em Patos e relatou que seguiria em direção ao sítio, indo ao encontro do casal que estava na estrada. 

Em determinado trecho da PB 275, a equipe do SAMU encontrou a família e começou os procedimentos para reverter o engasgo do bebê, que estava desfalecido, com cianose em face e extremidades. Mantendo a calma e tranquilizando a família, a equipe fez os procedimentos ainda no local.

Após realização de manobras de desobstrução de vias áreas e todos os procedimentos cabíveis, o bebê retornou a respirar e os demais encaminhamentos foram realizados, tais como oxigenação em máscara com reservatório e deslocamento até a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos.

O bebê retornou todos os sinais vitais com normalidade e foi entregue aos cuidados da médica pediatra Dr. Ilana Andrade, da Maternidade Dr. Peregrino Filho.

Jozivan Antero – Polêmica Patos