Em Patos, professora de linguagem e redação diz que uso de ‘modelos prontos’ prejudicou estudantes no ENEM

Para a educadora, já estava na hora do MEC tomar providências para valorizar a autenticidade e a qualidade das redações



Imagem: Reprodução
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A professora mestre em Linguagem e Ensino, Verucci Almeida, fez uma avaliação sobre os resultados das notas de Redação do último ENEM e demonstrou preocupação sobre a banalização do método de modelos prontos para a elaboração dos textos.

Para a educadora, já estava na hora do MEC tomar providências para valorizar a autenticidade e a qualidade das redações. “Muitos estudantes que estavam acostumados a usar esta estratégia foram penalizados, mas é importante incentivar uma produção mais autentica e que se destaque por mérito próprio”, comentou Verucci.

Segundo corretores, em um treinamento feito em novembro de 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orientou descontar nota de quem usar repertórios socioculturais “forçados” e sem ligação com o contexto (como menções a autores ou a livros que nada tinham a ver com o tema) e/ou copiar ou memorizar modelos pré-prontos de texto e acabou produzindo uma dissertação com ideias desconexas.

O Inep divulgou a Cartilha do Participante, que detalha a Matriz de Referência da redação do Enem. O documento lista aspectos que são avaliados pelos corretores e que contribuem para a construção da nota do candidato. 

Nesse material, fica claro que o aluno precisa, entre outras habilidades, demonstrar que: 

  • sabe aplicar conceitos de diversas áreas de conhecimento ao desenvolver um tema;
  • consegue selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, informações e opiniões em defesa de um ponto de vista. 

Ainda que a cartilha não mencione explicitamente os modelos prontos de redação ou os “repertórios de bolso”, evidencia que é essencial que o candidato apresente ideias coerentes, que se relacionem entre si. Uma ideia “solta”, que tenha sido apenas memorizada e encaixada ali a “fórceps”, já tiraria pontos do estudante.

A professora Verucci, que é educadora no Colégio Autêntico, em Patos, parabenizou os alunos pelas notas alcançadas. “Ainda que algumas notas não tenham sido satisfatórias, o que vale é o esforço de todos de estudar e valorizar a educação do nosso país”.

Ouça Verucci Almeida: