Redação Polêmica Patos com informações do Portal Brasil de Fato
O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou à justiça na última sexta-feira (10) a liberação de seu passaporte para viajar aos Estados Unidos e participar da cerimônia de posse do presidente eleito Donald Trump. Alegando ter sido convidado juntamente com a sua esposa, Michele Bolsonaro, o ex-presidente apresentou apenas um email como prova do convite, o que não convenceu o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a apresentação do convite oficial para a cerimônia nos Estados Unidos. “Determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que efetivamente comprove o convite descrito em sua petição”, escreveu Moraes.
Segundo o ministro, o documento apresentado não prova suficientemente que Jair Bolsonaro foi oficialmente convidado. “O pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários, uma vez que, a mensagem foi enviada para o e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado: ‘info@t47inaugural.com info@t47inaugural.com’ e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”, disse Alexandre de Moraes.
Após a apresentação da documentação solicitada, o pedido será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que se manifeste, antes de ser tomada uma decisão.
Na rede social X, o assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, disse “pode garantir” que o presidente recebeu convite para a cerimônia de posse de Donald Trump, extensivo à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. “A defesa do Presidente Bolsonaro fornecerá e cumprirá as exigências do Ministro Alexandre juntando aos autos toda a competente documentação”, escreveu.