O coordenador das farmácias básicas do Município de Patos, Ortyz Brilhante, fez esclarecimentos sobre as reclamações de usuários em relação à falta de alguns medicamentos de uso contínuo. Ele falou ao programa Polêmica na tarde desta quinta-feira, dia 09 de janeiro.
Desde o mês de dezembro, alguns usuários vêm ligando para as rádios e cobram solução em relação aos medicamentos em falta, principalmente os psicotrópicos para ansiedade e depressão.
O Município de Patos dispõe de duas unidades de farmácia básica, sendo uma no centro de Patos e outra no Bairro Jatobá. De acordo com Ortyz foram entregues mais de 3,5 milhões de medicamentos em 2024. O coordenador disse que houve um aumento de mais de 20% na oferta e existe uma dificuldade em relação à licitação e entrega por parte das empresas.
Ortyz Brilhante ainda esclareceu que foram antecipadas as licitações nos meses de outubro e dezembro de 2024 para celeridade na entrega de medicamentos feitos por empresas espalhadas por diversos estados do Brasil. A logística de entrega tem sido um desafio e foram cadastradas 19 empresas fornecedoras.
O coordenador relatou que algumas empresas desistiram de entregar medicações em decorrência de situações não esclarecidas e isso acarretou ainda mais problemas. Além das demandas judiciais, o desafio das farmácias básicas tem sido esses também. Ortyz espera que os problemas sejam resolvidos o mais breve possível e ainda no início de 2025.
Ouça Ortyz Brilhante:
Jozivan Antero – Polêmica Patos