O professor Jader Nóbrega, que reside na Avenida Dr. Severino Aires de Araújo, conhecida por Rua das Avencas, no Jardim Magnólia, em Patos, relatou na manhã deste sábado, dia 04 de janeiro, que a água das torneiras em sua residência e nas adjacências está chegando com bastante pressão após serviços feitos pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas).
A CAGEPA fez um investimento de ampliação e melhoramento das redes de abastecimento na localidade do Jardim Magnólia, que estava apresentando intermitências e falta de pressão na água fornecida.
A obra, que inclui a instalação de 1.500 metros de novas redes de 150 mm, promoveu um avanço na infraestrutura local, proporcionando maior pressão de água nas torneiras de toda a comunidade.
O Jardim Magnólia, um dos bairros que mais cresceu em Patos nos últimos anos, foi originado de um loteamento que, na época de sua criação, não contou com a entrega de uma infraestrutura adequada. As redes de abastecimento antigas, com apenas 50mm de diâmetro, atendiam a localidade de forma satisfatória no passado, mas com o aumento da população e o surgimento de novas construções, a capacidade do sistema se mostrou insuficiente para suprir a demanda crescente.
Com a ampliação das redes, a CAGEPA visa resolver problemas enfrentados pelos moradores: as intermitências no fornecimento de água, especialmente nas ruas elevadas do bairro. A nova rede de 150 mm irá garantir maior regularidade e pressão de água, eliminando as falhas que afetavam a qualidade do abastecimento.
A obra da CAGEPA trará benefícios tanto para os residentes atuais quanto para os novos moradores que estão chegando ao bairro, acompanhando o crescimento e desenvolvimento da região. A ampliação da rede de abastecimento é mais um passo da CAGEPA em sua missão de modernizar e expandir a infraestrutura de água e esgoto em todo o Estado, assegurando um serviço de melhor qualidade para a população.
A CAGEPA/Espinharas vem promovendo melhorias em outras localidades, a exemplo de trecho no Bairro Monte Castelo. O aumento exponencial do consumo em decorrência do forte calor vem causando alguns problemas pontuais que a companhia busca superar.
O consumo racional da água é um dos grandes desafios da humanidade. O semiárido nordestino enfrentou crises híbridas e vem buscando garantir o abastecimento, no entanto, a contribuição da sociedade é fundamental.
Jozivan Antero – Polêmica Patos