UFPB concede título de Doutora Honóris Causa à sacerdotisa de umbanda, Mãe Rita Preta, no seu Terreiro, em Santa Rita

"Trata-se de uma realização histórica, pois é a primeira vez que uma mulher negra, sacerdotisa das religiões afro-brasileiras, recebe a honraria na UFPB!”, diz manifesto.



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Portal WSCOM

Fato histórico e inédito na correlação social da Universidade Federal da Paraíba ao conceder nesta sexta-feira, às 17 horas, o título de Doutora Honoris Causa à sacerdotisa de Umbanda e Jurema, mãe Rita Preta, em Santa Rita.

“É com imensa alegria que divulgamos o convite para a solenidade de outorga do título de Doutora Honoris causa a Mãe Rita Preta, sacerdotisa de Umbanda e Jurema. Trata-se de uma realização histórica, pois é a primeira vez que uma mulher negra, sacerdotisa das religiões afro-brasileiras, recebe a honraria na UFPB!”, se refere manifesto do Curso Ciências das Relegiões da UFPB divulgado pelas redes sociais. 

E acrescenta:

“Foi um longo processo de construção coletiva entre os Departamentos de Ciência da Informação e Ciências das Religiões. Agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para o sucesso dessa propositura”, observa para concluir:. 

“Acreditamos que ser esta uma das ações mais importantes de uma Universidade democrática, que é a de reconhecer o saber tradicional dos povos indígenas, africanos e afrodescendentes, presente nas raízes de nossa sociedade, proporcionando assim o “Encontro de Saberes”, finaliza.


Categorias: Geral
Tags: #titulo #ufpb