No final da tarde desta quarta-feira, dia 04 de dezembro, os moradores do Sítio Mocambo, na zona rural do Município de Patos, foram surpreendidos com uma chuva com a presença de granizo.
As pequenas pedras de gelo caindo sobre casas, plantas e veículos causaram uma sensação também de medo, pois as chuvas de granizo costumam ser muito perigosas por causarem estragos dependendo da intensidade e tamanho do granizo.
O empresário Berlan Motos, que tem uma chácara no Sítio Mocambo, ficou surpreso com a chuva de granizo e enviou para a redação do Polêmica assim que as primeiras pedras de gelo caíram.
O servidor público Josimar Araújo, que tem uma chácara na comunidade Laranjeiras, Município de São José de Espinharas, estava trafegando na PB 275 quando a chuva de granizo começou. Ele também registrou em vídeo o fato.
Por que chove granizo?
Chove granizo quando as gotículas de água dentro das nuvens congelam, devido a condições específicas da atmosfera, como baixas temperaturas.
A formação do granizo ocorre em nuvens do tipo cumulonimbus, que são grandes e se desenvolvem verticalmente, podendo atingir até 1.600 metros de altura. Essas nuvens são conhecidas como “nuvens frias” porque têm temperatura abaixo de zero grau.
O granizo se forma devido a um processo de convecção intenso, provocado por diferenças de temperatura, umidade e pressão entre as massas de ar. As correntes de ar ascendentes e descendentes dentro da nuvem levam as gotas de água para regiões mais frias da atmosfera, onde congelam.
As pedras de granizo podem ser irregulares e aglutinadas, compostas de gelo transparente ou translúcido. O tamanho da pedra de granizo depende da força das correntes de ar.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Fonte: Mundo Educação