Vigilantes se revoltam após o prefeito Nabor conceder aumento salarial e adicional de periculosidade para Agentes de Trânsito e a Guarda Municipal

O prefeito Nabor Wanderley sancionou a Lei 6.116/24, que concede aumento de salário e adicional de periculosidade aos Agentes de Trânsito e para os Guardas Municipais. A lei não inclui […]



O prefeito Nabor Wanderley sancionou a Lei 6.116/24, que concede aumento de salário e adicional de periculosidade aos Agentes de Trânsito e para os Guardas Municipais. A lei não inclui os vigilantes que estão revoltados com a situação.

A medida vem causando revolta aos vigilantes, pois estes entendem que a administração do prefeito Nabor vem colocando dificuldades na concessão do direito já conquistado pela categoria.

Os vigilantes já solicitaram o adicional de periculosidade por meio administrativa desde 2023, amparados pela lei 4.458/2015, porém não foram atendidos pela gestão municipal e a categoria vem buscando os seus direitos pela via judicial.

Em 2021, dois vigilantes efetivos do Município de Patos conseguiram êxito na justiça. Após os demais vigilantes acionarem a justiça, o prefeito sancionou a lei 6.116/24, que deixa os vigilantes de fora da concessão dos 30% do adicional de periculosidade. 

Outro fato que gerou grande insatisfação é que os Agentes de Trânsito recebem em torno de 5 mil reais por mês e a Guarda em média de 3 mil reais, enquanto os vigilantes recebem apenas o salário mínimo, mesmo também estando expostos a risco.

“Nós não somos contra a concessão do direito do adicional de periculosidade para os Agentes de Trânsito e os Guardas Municipais, o que exigimos é que a nossa categoria também seja incluída. As categorias que foram contempladas recebem de 2 a 3 vezes mais que a nossa! Estamos expostos a riscos, vale lembrar a grande onda de atentados às escolas no ano passado, fomos deixados de fora sem ao menos sermos consultados, haja vista que já estamos pleiteando esse direito, inclusive via administrativa desde 2023”, relatou um vigilante que não quis se identificar.

Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Patos, a reportagem foi informada de que a conquista das categorias contempladas se deu ao nível nacional e que houve também adequação local.


Jozivan Antero – Polêmica Patos